segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DESCOBRINDO LISBOA | BAIRRO ESTRELA D'OURO, UMA CHUVA DE ESTRELAS

|PT
 
Na Graça, entre a Rua da Senhora do Monte e a Rua da Graça, situa-se o Bairro Estrela D’Ouro. À semelhança de Vila Bertha é, também este, um Bairro de operários, construído no início do séc. XX.



O seu mentor foi Agapito da Serra Fernandes, um galego, industrial do sector alimentar. Construiu um bairro para alojar os seus operários. Nele também construiu a sua residência, as oficinas, um centro recreativo e um cinema – O Royal Cine. O primeiro cinema de Lisboa a emitir um filme sonoro e que hoje, infelizmente dá lugar a um supermercado, só restando a fachada e o relógio no seu interior.


 

Ao Bairro deu-lhe o nome Estrela d’Ouro e espalhou estrelas por todo o lado. Nos passeios,  nos ferros forjados, nos painéis de azulejos e nos alçados das portas. Consta que foi uma homenagem a Santiago de Compostela que no tempo dos romanos se chamava ”Campus Stellae”, ou seja, “Campo da Estrela” por ter sido uma estrela que indicou milagrosamente o túmulo de Santiago.



 
Painéis de azulejos não deixam esquecer o seu fundador. As ruas do Bairro recebem nomes da família e a sua residência o nome de sua mulher.




Uma residência apalaçada inspirada na arte nova, muito em voga na época e que ainda se mantém tal como era. Um lago, fontanários, capela, jardim e uma horta fazem parte da “Vivenda Rosalina” hoje transformada em lar.




 
Um relógio em cerâmica, colocado numa das ruas, marca a hora da inauguração do Bairro: sete horas da manhã de um qualquer dia de 1909. Porque a data precisa, essa não consegui saber.



Os moradores ainda recordam o Sr. Agapito com carinho. Amigo das crianças e dos animais e a porta de sua casa estava sempre aberta...


 

São estes pedaços de história, unidos como se de uma manta de retalhos se tratasse que fazem a identidade de Lisboa. Vale a pena passar por lá e deixar-se transportar no tempo… Na Graça!

 


Sem comentários:

Enviar um comentário