sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ginja D'Alfama Uma Tasquinha Alfacinha


| PT
Num dos passeios por Alfama visitamos a “Ginja d’Alfama”. Uma tasquinha onde um pequeno balcão, prateleiras com garrafas, algumas cadeiras de madeira e clientes simpáticos é o suficiente para dar vida ao local. O nome é uma homenagem à Ginjinha, bebida tradicional de Lisboa, e a Alfama, o bairro mais antigo da cidade.
 
 
 
Das bebidas destaca-se a já famosa ginjinha, mas a oferta passa também pelas caipirinhas, vinho a copo e cervejas. Para acompanhar há sempre uma bifana ou um cachorro. Em época de Santos Populares o caldo verde e o arroz doce fazem também parte da oferta. Um arroz doce cremoso, que já foi contemplado com um honroso primeiro prémio na doçaria, num concurso de gastronomia realizado no bairro.
 
 


Situada numa das ruas mais movimentadas de Alfama, a Rua de São Pedro, a Ginjinha D’Alfama acolhe turistas, visitantes e gente do bairro. É o caso do Sr. Manuel Fernandes, que lembra com um brilho nos olhos momentos da sua vida e de toda a comunidade. Aqui fala-se com alguma nostalgia de profissões que já desapareceram. Profissões que davam vida às ruas, como os antigos marçanos, os aguadeiros e os moços de esquina. Fala-se da gastronomia genuína de Lisboa, das “Iscas com Elas”, e dos dialectos utilizados no bairro em tempos em que falar carecia de cuidados.
 
 
 
Situada numa das ruas mais movimentadas de Alfama, a Rua de São Pedro, a Ginjinha D’Alfama acolhe turistas, visitantes e gente do bairro. É o caso do Sr. Manuel Fernandes, que lembra com um brilho nos olhos momentos da sua vida e de toda a comunidade. Aqui fala-se com alguma nostalgia de profissões que já desapareceram. Profissões que davam vida às ruas como os antigos marçanos, os aguadeiros e os moços de esquina. Fala-se da gastronomia genuína de Lisboa… das “Iscas com Elas”, e dos dialectos utilizados no bairro em tempos em que falar carecia de cuidados. Ficámos ainda a conhecer a história do Licor Eduardinho, uma bebida tradicional de Lisboa com origem nas Portas de Santo Antão. Reza a história que foi um palhaço italiano de nome Eduardinho que trabalhava no Coliseu, o inspirador desta bebida de sabor doce, composta por ginjinha e anis. Eduardinho gostava de misturar várias bebidas para degustar em toda a sua plenitude, e através da sua criatividade e boa disposição nasceu o famoso Licor que faz parte da história boémia de Lisboa.

É assim a Ginja D’Alfama, um pequeno espaço de confraternização onde a alegria e boa disposição estão sempre presentes.
Se for a Alfama não esqueça de passar por este local…e já agora peça um Arroz Doce. Pode ser que tenha sorte! E para acompanhar um Licor Eduardinho.
Bons passeios por Alfama!
Contactos:
Rua de São Pedro, 12 (Alfama)
Tel.: 936207958
 

 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário